Ser um canal entre população e administração: esta é a função básica que todos os sites oficiais de prefeituras devem cumprir.

Ao menos em tese.

O VALE convidou Gil Castilho, especialista em marketing político e autora do livro "Internet e Eleições: Bicho de sete cabeças?" (Manhanelli Editorial), a eleger cinco critérios básicos que os sites oficiais de cada cidade devem apresentar para criar condições ideais de comunicação com a comunidade.

É preciso, neste processo de aproximação do internauta, lembrar que os interessados em acessar o site tem perfis diversificados, que vão desde a consulta a um serviço de radar estático, até a pesquisa de um edital.

Fazem parte da lista da especialista a simplicidade de navegação, a linguagem simples e acessível, informações básicas de contato, serviços online e também a presença de perfis em redes sociais como uma extensão do que o site oferece.

Casos. Mesmo com a maior parte dos sites apresentando um perfil comum --com os itens essenciais presentes, mas sem grande arrojamentos--, existem casos em que uma falta de padronização afeta a comunicação oficial com a população.

O mais grave deles é o exemplo de Silveiras. Com alguns links fora do ar, o site compromete o acesso a informações básicas, como o telefone da prefeitura ou expediente.

O VALE procurou durante quatro dias algum representante da administração para comentar o caso, porém, ninguém foi encontrado. De acordo com uma servidora que não quis se identificar, a prefeitura está aberta ao público até às 13h.

Após este horário, há expediente interno, mas ninguém atende ao telefone.

Já em Jambeiro, os telefones que constam no site estão desatualizados e na seção de contato, todos os e-mails das repartições são do provedor UOL (e não o padrão, que encerra com @sp.gov.br).

Estas características são preocupantes, de acordo com a especialista consultada.

?A falta de padronização dos e-mails revela que não há organização da cultura online nas prefeituras?, disse.

?No caso de endereços externos de e-mail, por serem pagos, eles podem não ser renovados, o que minaria o canal de contato com os interessados em manifestar opiniões ou tirar dúvidas?.

A prefeitura de Jambeiro informou, na semana retrasada, que já havia solicitado a atualização dos telefones à empresa que administra o site. Até a última sexta-feira, nenhuma alteração foi feita.

Outros casos. Situações comuns são páginas fora do ar.Devido a Lei Eleitoral, muitas prefeituras modificam e tornam algumas páginas inacessíveis por receio de que possam se enquadrar como propaganda?, disse a especialista.

O poder público nas redes sociais

São José dos Campos

Entre as regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte, os sites das prefeituras de São José, Caraguatatuba e São Luís do Paraitinga são exemplo para as demais ao oferecer os cinco critérios estabelecidos pela consultora em marketing político, Gil Castillo.

No site oficial de São José dos Campos, além dos quatro critérios básicos, a administração está presente em quatro redes sociais: facebook, twitter, youtube e orkut.

Já em Caraguá, a prefeitura conta com perfis nas redes sociais facebook, twitter, youtube e também no flickr ( compartilhamento de fotos).

Parceria. Em São Luís do Paraitinga, o site da prefeitura foi remodelado com o auxílio de um programa de extensão da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

?Estudantes se propuseram a desenvolver um novo site como trabalho acadêmico?, disse Raquel Campos, diretora de comunicação.

Fonte: O Vale