Calendário : Abril

Semana Santa

A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. No século IV, algumas comunidades cristãs passaram a vivenciar a paixão, a morte e a ressurreição, o que exigia três dias de celebração, consagrados à lembrança dos últimos dias da vida terrena de Cristo. Jerusalém, por ter sido o local desses acontecimentos, é que deu início a essa tradição seguida pelas demais igrejas. Assim a sexta-feira comemora especialmente a morte de Jesus Cristo, o sábado era o dia de luto e o domingo era a festa da ressurreição. Sem dúvida a celebração da Semana Santa é o momento mais importante do calendário Litúrgico.

Em São Luiz do Paraitinga esse momento é regrado principalmente pelas manifestações religiosas: missas, procissões e teatro. A procissão do Senhor Morto é a mais bonita e comovente desse período, ela acontece na sexta-feira Santa.

Em contraponto, as manifestações tidas como profanas recomeçam no sábado de aleluia após o período de quaresma, e neste evento encontra-se na cidade a tradicional malhação do Judas e diversas apresentações musicais.

Crédito – Fotografias: Luciano Coca

Login de Acesso