O Que Fazer? Projetos em Andamento

Rota Franciscana

Clique no Mapa para ampliá-lo

São Luiz do Paraitinga estará presente na Rota Franciscana – Frei Galvão, que faz parte do projeto “Caminha São Paulo” da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A Rota, que conta com a adesão de 31 municípios da região e possui inicialmente 560 km de extensão, tem como conceito traçar caminhos contemplativos intermunicipais buscando apresentar atrativos naturais, históricos, arquitetônicos, religiosos e culturais aos pedestres e ciclistas participantes. Sendo assim, o objetivo principal da proposta é resgatar as riquezas turísticas de cada município envolvido por meio da sistemática de peregrinação.

Os participantes poderão ser acompanhados através de um cartão magnético pelos familiares e amigos que poderão saber a localização do peregrino pela internet. A estrutura oferecida conta com pórticos eletrônicos, kits para identificação (camiseta, boné, squeeze, etc), placas indicativas de atrativos, website direcionado para a Rota, entre outros.

A Rota Franciscana será lançada oficialmente em maio/2012. Para maiores informações e para a efetuação das inscrições acessem: www.caminhasaopaulo.com.br

Projeto “CanteiroAberto”

O projeto “Canteiro Aberto”, desenvolvido pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, através do prof. Dr. José Xaides de Sampaio Alves da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da UNESP de Bauru em conjunto com a Assessoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, aprovado no Conselho Municipal de Turismo de São Luiz do Paraitinga SP e também pela Prefeita Municipal Ana Lúcia Bilard Sicherle, visa dois objetivos fundamentais a saber:

Primeiro é um convite para que todos os docentes e discentes das universidades, profissionais das diversas áreas, membros das entidades técnicas, das associações de classe relacionadas às áreas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura, Urbanismo, Engenharias, Geologia, Geotécnica, Meio Ambiente, Geografia, História, Patrimônio Cultural, Artes, Museologia, Saúde Pública, Turismo, Psicologia, Ciências Humanas e Sociais e outras, possam fazer visitas técnicas e aulas práticas no “canteiro Aberto” de obras e ações que se tornou a cidade de São Luiz do Paraitinga durante o ano de 2010, acompanhando a reconstrução e o planejamento da Cidade, bem como tendo visitas monitoradas ao Parque Santa Virgínia e ainda, explorando vários atrativos ambientais e de lazer que a cidade oferece. Cidade que teve boa parte do seu patrimônio arquitetônico destruído com as inéditas enchentes da virada de 2009 para 2010 e que agora empreende enorme esforço em conjunto com órgãos estatais, universidades e entidades do terceiro setor, além da população para que possa se reconstruir e desenvolver.

Crédito – Fotografias: Eduardo Coelho

 

Pesquisas de opinião sobre eventos de turismo em São Luiz do Paraitinga – Parceria UNESP

Pesquisa com turistas

1. Perfil do visitante na Semana da Canção 2008

2. Perfil do visitante no Carnaval 2009

3. Comparação Semana da Canção e Carnaval 2009

4. Perfil do visitante na Festa do Divino 2010

5. Perfil do visitante no Carnaval 2011

6. Perfil do visitante no Carnaval 2012

Pesquisa com luizenses

Opinião dos luizenses Carnaval 2009

Centro de informações turísticas

Histórico: plano do Centro Informações Turísticas

Plano Marketing Núcleo Santa Virgínia

Proposta de plano de marketing para o Núcleo Santa Virgínia

Desafio: projetos do Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Mar

10. Programa desafio

11. Emaranhados 1

12. Emaranhados 2

13. Toca

14. Trilhas

15. Emaranhados 1

16. Emaranhados 2

17. Toca

18. Trilha

Visitas de luizenses ao Parque Estadual da Serra do Mar

19. Visita de luizenses ao parque

Resumo do programa Unesp

Relatório de Extensão 2010-2011 – Coordenação

Login de Acesso