Patrimônio Arquitetonico

CAPELA DE SÃO PEDRO

Está localizada no Distrito de Catuçaba. No interior de sua torre ficaram escondidos os soldados paulistas na Revolução de 32, onde deixaram gravadas, na parede interna, algumas mensagens que lá ainda permanecem.

 

CAPELA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

Construída em taipa no fim do século XVII, conserva ainda as características da época. Os sinos são originais, bem como os detalhes no interior da capela: o altar em madeira, a imagem da Santa e os escudos que figuravam nas armas de Portugal na época do Brasil colônia.

 

CASA “DR. OSWALDO CRUZ”

Construída em 1.834, em taipa de pilão com paredes internas de pau-a-pique. Nesta casa nasceu Oswaldo Cruz, importante médico-sanitarista na história brasileira. Atualmente estão funcionando em seu interior a Casa do Artesão e a Biblioteca Municipal. A casa já foi Museu, com alguns bons acervos e hoje pretende-se transformá-la num Centro Cultural.

Local fechado para visitação no momento, devido a obras de restauração.

 

CASARÕES

A cidade tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo e recentemente pelo IPHAN. São aproximadamente 450 imóveis declarados de interesse paisagístico. Os exemplares mais significativos são os sobrados que formam o núcleo histórico da praça principal, as igrejas das Mercês (1.814) e Matriz(1.840), Mercado Municipal (1.885), prédios com vergas em estilo mourisco e a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1.835. Na zona rural ainda restam algumas imponentes  sedes de fazendas, construídas no chamado “estilo cafeeiro paulista”. São Luiz do Paraitinga é a cidade paulista que melhor conservou o patrimônio arquitetônico, suas tradições, festas populares, enfim toda a cultura do passado.

 

CHAFARIZ DO BARÃO

( Rua dos Presotos)

Projeto “Resgate da Memória”

 

LADEIRA DAS MERCÊS

Projeto Resgate a Memória

 

IGREJA DO ROSÁRIO

Construída no final do século XIX, tem um muro de arrimo que segue pela rua do Carvalho e que delimita seu pátio onde são realizadas quermesses e festas religiosas.

Local fechado para visitação no momento, devido a obras de restauração.

 

IGREJA MATRIZ

Dedicada a São Luiz de Tolosa, construída no século XIX, demonstra uma grande importância na vida religiosa da cidade. Nela o povo ainda se reúne para as tradições festivas que já se realizavam no tempo da Colônia e do Império. Atualmente esta em fase de reconstrução, mas já abrigou o projeto Canteiro Aberto e em breve estará aberta ao público.

 

LARGO DO TEATRO

( Rua Monsenhor Ignácio Gióia)

Projeto “Resgate da Memória”

 

MERCADO MUNICIPAL

Construído no final do século XIX, possui forma de um quadrilátero todo em arcadas, tendo a parte central descoberta, sendo contornado por um corredor. Espaço que se destina a venda e troca de mercadorias, tendo também em seu interior alguns botequins que servem o tradicional “afogado” prato típico da cidade. Utilizado também para algumas manifestações culturais, tais como: a Festa do Divino, a Semana da Canção e o Arraiá do Chi Pul Pul.

 

PRAÇA DO JONGO

(Praça Benedito Domingos)

Projeto “Resgate da Memória”

 

LADEIRAS DAS MERCÊS E DA FLORESTA

Compostas por pedras retiradas do Rio Paraitinga, toda mão de obra  construtiva foram realizadas pelos escravos.

Crédito – Fotografias: Eduardo Coelho, Dimas Campos, Sergio Campos, José Patrício, Hélvio Romero, Paulo Liebert, João Prudente, Jerry Rodrigues

Login de Acesso