São Luiz do Paraitinga decreta situação de emergência em saúde pública para enfrentamento à dengue

São Luiz do Paraitinga decreta situação de emergência em saúde pública em razão da Epidemia de Dengue. Nosso município, após obter uma incidência ascendente por quatro semanas consecutivas de casos de dengue, ou seja, quatro semanas com aumento do número de casos confirmados de dengue, tendo de janeiro desse ano até hoje (15) a confirmação de 454 casos notificados, decreta situação de emergência em razão de Epidemia da Dengue.

 

O Decreto de situação de emergência em razão de Epidemia da Dengue acontece em situações que exige urgência para prevenir e conter riscos à saúde, permite acelerar a destinação de recursos públicos e proporciona agilidade para adquirir insumos, medicamentos e contratação de profissionais para tender a demanda necessária.

 

Diante disso, todas as medidas técnicas possíveis estão sendo providenciadas, como as ações preventivas de orientações casa a casa, bloqueio de controle de criadouros e nebulização com a identificação dos casos positivos. E os cuidados após o aparecimento dos sintomas no Pronto Atendimento da Santa Casa, com a ampliação do atendimento médico e nessa semana ampliação dos atendimentos na coleta de sangue com os profissionais auxiliares de enfermagem. Outras medidas de manejo clínico, sendo necessárias, serão providenciadas.

 

O combate à dengue se faz através do combate à proliferação do mosquito e da eliminação de criadouros (local que acumule água parada, onde mosquito vai depositar seus ovos). A eliminação de criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação da doença. Somente com a conscientização da população e colaboração de todos em realizar as medidas preventivas é o que poderá fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue.

 

Download, Decreto Municipal nº. 044 - Situação de Emergência Epidemia da Dengue