Todos os caminhos levam São Luiz ao turismo

Com a preservação da identidade regional e a vocação do município sendo valorizada por iniciativas públicas e privadas de ações integradas, a política de incentivos que investe no turista e se reverte no desenvolvimento de potencialidades da região, São Luiz está despontando para o turismo.Quando São Luiz do Paraitinga foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, em 1977, a cidade “abriu oficialmente suas portas” para receber os turistas.Transformada em Estância Turística pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002, a cidade de São Luiz do Paraitinga busca no turismo, uma nova fonte de renda para sua população de 10.417 habitantes, de acordo com o Censo 2000.Para tanto, a preocupação em revitalizar os monumentos históricos toma conta dos moradores e comerciantes luizenses, que resgatam do período cafeeiro a arquitetura colonial, bem como a cultura deixada por seus antepassados.

Com um opulento patrimônio histórico, cultural e natural, São Luiz do Paraitinga tem em mãos uma grande oportunidade para incitar sua economia.

Situada no corredor turístico que compreende Taubaté e Ubatuba, São Luiz recebe turistas atraídos pela cultura, eventos, atrações, natureza… Isso possibilita a expansão do mercado de trabalho aos munícipes, garantindo o crescimento econômico-social da cidade e uma melhor distribuição de renda.

É bom lembrar que São Luiz do Paraitinga é reconhecida por ser uma das cidades mais festeiras do Brasil. São comemorações religiosas, profanas, musicais, artísticas… Tudo é motivo para festa.